ATIROU NO QUE VIU, ACERTOU NO QUE NÃO VIU

Autores

  • Oderlene Vieira de Oliveira Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Silvana Aparecida de Aguiar Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v24n1.p129-146

Palavras-chave:

Estratégia Empresarial. Visão Baseada em Recursos. Aliança Estratégica.

Resumo

Neste caso-demonstração a situação-problema refere-se ao enfrentamento da líder do mercado de assistência médica no Nordeste, a Cooperativa Unimed, por parte do Hapvida, principal fornecedor dos seus serviços na década de noventa e atual líder de mercado nas regiões Norte e Nordeste e quinta maior operadora de planos de saúde do Brasil. Este caso foi desenvolvido para ser usado em cursos de pós-graduação latu sensu na disciplina de Estratégia Empresarial, subsidiando a discussão sobre os referenciais: Análise Estrutural da Indústria; Matriz SWOT; Aliança Estratégica; Estratégias Genéricas de Porter; Estratégia de Integração Vertical; Mapas de Posturas Estratégicas; e Visão Baseada em Recursos (VBR).

Biografia do Autor

Oderlene Vieira de Oliveira, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professora doutora do programa de pós-graduação em administração da Universidade de Fortaleza.

Silvana Aparecida de Aguiar, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestra em Administração de Empresas

Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professora doutora do programa de pós-graduação em administração da Universidade de Fortaleza

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professor doutor do programa de pós-graduação em administração da Universidade de Fortaleza

Downloads

Publicado

2017-05-11

Edição

Seção

Caso para Ensino