O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM ORGANIZAÇÕES: UMA RELEITURA SOBRE IDENTIDADE

Autores

  • André Felipe Vieira Colares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n4(Out-Dez).p568-577

Palavras-chave:

Identidade. Indivíduo. Organização.

Resumo

O presente caso de ensino busca explorar o estudo das identidades pessoal, social, no trabalho e nas organizações. A identidade pessoal não é constituída apenas pelas escolhas isoladas dos indivíduos, tendo o contexto, os agentes sociais e as instituições grande influência neste processo. E é com base na história da vida de Marko Zikyr que este trabalho se desenvolve. Aos seus vinte e poucos anos e homossexual, foi aprovado em um processo seletivo de uma multinacional com escritório na capital mineira. Passados alguns meses nesse novo contexto, Marko pôde começar a constituir-se – sua identidade pessoal começa a criar traços de emancipação. Seu comportamento, modo de se portar e visão do ser gay se modificaram. No entanto, em seu trabalho, a organização não aceitava que empregados em altos cargos fossem homossexuais, de maneira a “preservar” a imagem da empresa. Marko passou então a viver um dilema – “parecer” ou “não parecer” gay, eis a questão – que ia além da sua imagem, e dizia respeito à sua própria identidade. Após diversas situações, para continuar o emprego, Marko aceitou as condições impostas por seu superior, adequando-se à heteronormatividade.

Biografia do Autor

André Felipe Vieira Colares, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - Linha de Pesquisa Estudos Organizacionais e Sociedade.

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas.

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Publicado

2017-02-24

Edição

Seção

Caso para Ensino