OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A FORMAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NA LUTA POR CRECHES: A EXPERIÊNCIA DO “ARTCRECHE” EM SÃO GONÇALO

Autores

  • Maria Tereza Goudard Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores-UERJ/FFP/Departamento de Educação e do programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais - PPGedu/FFP/UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p104-121

Palavras-chave:

Movimentos Sociais Urbanos, Lutas de Mulheres, Creches Comunitárias, Movimento Artcreche.

Resumo

O artigo objetiva inventariar e atualizar a luta de Movimentos Sociais urbanos, em especial do Movimento de Articulação das Creches de São Gonçalo (ArtCreche), que desde 1980 vem construindo uma pauta coletiva de demandas e lutas junto ao poder público e à sociedade civil em São Gonçalo. Do ponto de vista teórico-conceitual, enfocamos a luta do ArtCreche a partir do diálogo com autores/as que fazem alusão à eclosão dos movimentos populares na década de 1980, bem como ao seu refluxo no período de pós-democratização brasileira, e que remetem ao contexto de mudanças frente aos paradigmas clássicos e contemporâneos de participação popular. No artigo investigamos, a luta de mulheres pelo direito à creche a partir de uma pesquisa qualitativa, de cunho participante, priorizando uma análise do poder local em diálogo com o conceito de hegemonia popular.

Biografia do Autor

Maria Tereza Goudard Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores-UERJ/FFP/Departamento de Educação e do programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais - PPGedu/FFP/UERJ.

Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Membro do Gt de Educação Popular da Anped e pesquisadora asociada ao Núcleo Vozes da Educação: Memória,História e Formação de Professores da FFP/UERJ.Pesquisadora Procientista da UERJ.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Artigos