A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: APORTES PSICANALÍTICOS

Autores

  • Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0001-9288-260X
  • Simone Bicca Charczuk Professora da Área de Psicologia da Educação, Departamento de Estudos Básicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p270-285

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Pesquisa

Resumo

No que se apresenta, propomo-nos a discutir a relação entre psicanálise e educação, analisando conceitos psicanalíticos fundamentais como operadores de leitura na realização de pesquisas. Problematizamos os conceitos de inconsciente e Outro, acentuando sua dimensão política. Encontros possíveis entre as duas áreas são pontuados, sublinhando a articulação entre psicanálise, educação e pesquisa. Especificidades da pesquisa são referenciadas e analisamos os conceitos de transferência, associação livre, discurso e escuta como ferramentas metodológicas na abordagem da pesquisa. Por fim, compartilhamos propostas de estudos realizadas atualmente nas quais se aplicam recursos metodológicos construídos pelo aporte psicanalítico.

Biografia do Autor

Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta de Psicologia da Educação da FAcudade de Educação e do programa de pós graduação em Educação da UFF, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia.

Simone Bicca Charczuk, Professora da Área de Psicologia da Educação, Departamento de Estudos Básicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação. Professora da Área de Psicologia da Educação, Departamento de Estudos Básicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Trabalha na interface educação e psicanálise, com ênfase na formação de professores

Downloads

Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Artigos