A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A GESTÃO ESCOLAR: (CONTRA)TEMPOS

Autores

  • Renata Sieiro Fernandes Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade Americana-SP http://orcid.org/0000-0003-2759-143X
  • Flávia Fernanda Consentino Modolo Esteves Baptista Vice-diretora na rede pública municipal de ensino de Piracicaba-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p240-257

Palavras-chave:

Educação integral, Programa Ensino Integral, Gestão Educacional

Resumo

O

O artigo trata do Programa Ensino Integral do Estado de São Paulo e da gestão educacional. São apresentados os fundamentos básicos da educação de tempo integral e analisadas as implicações do modelo de gestão empresarial. O objetivo é apresentar as concepções e as práticas das propostas de ampliação do tempo escolar e buscar entender as problemáticas que envolvem a sua implantação, as influências no cotidiano da escola e as demandas dirigidas às escolas e, especialmente, aos gestores para que o Programa Ensino Integral seja posto em prática. Vale-se de pesquisa bibliográfica, documental e de episódios cotidianos da gestão financeira, dos recursos físicos, humanos e do tempo. Os documentos norteadores do Programa preconizam uma educação humanizada e o modelo de gestão empresarial cobra resultados, metas, sem oferecer condições e sem levar em conta a realidade da escola, podendo causar sofrimento psíquico, doença e possível afastamento ou abandono da profissão por parte de gestores e professores.

Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, unidade Americana-SP

pedagoga, mestre, doutora e pos-doutora em Educação pela UNICAMP, docente do programa de Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia do UNISAL, unidade Americana-SP.

Flávia Fernanda Consentino Modolo Esteves Baptista, Vice-diretora na rede pública municipal de ensino de Piracicaba-SP, Brasil.

Pedagogia pela Associação de Ensino Tatuiense e Fonoaudiologia pela UNIMEP. Especialização pela UNIVES-USP. Mestrado em Educação pelo UNISAL, Americana-SP.

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Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Artigos