SABERES E APRENDIZAGENS: ENTRE OS NÚMEROS E AS PESSOAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p45-54

Palavras-chave:

Estado, Sujeito, Mercado, Currículo

Resumo

Não se esgotam as ideias sobre a educação e mais ainda sobre as suas finalidades, sempre num pêndulo oscilante entre o social, de âmbito cultural, político e ideológico, e o pessoal, na esfera do sujeito e da multiplicidade de subjetividades que o tornam em pessoa. Desde os escritos filosóficos até aos sociológicos e pedagógicos, a educação e a formação têm sempre em vista saberes e aprendizagens, geralmente discutidos em propostas curriculares – sim, porque o currículo é conhecimento – diferentemente perspetivadas. São analisadas neste texto as racionalidades de Estado, Sujeito e Mercado como abordagens oscilando entre os números e as pessoas.

Biografia do Autor

José Augusto Brito Pacheco, Universidade do Minho Instituto de Educação

Doutor em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão focados nos Estudos Curriculares, na Formação de Professores e na Avaliação. É investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

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Publicado

2018-04-05

Edição

Seção

Artigos