LITERATURA E INFÂNCIA: A INTERTEXTUALIDADE NA PERSPECTIVA DO LEITOR

Autores

  • Claudia Leite Brandão Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Presidente Prudente; CEFAPRO/SEDUC -MT
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p286-295

Palavras-chave:

Literatura, Infância, Intertextualidade

Resumo

Este trabalho fundamenta-se na relevância do convívio das crianças com a literatura infantil, por meio do ato de ler, contar e/ou ouvir as histórias, seja ainda pela possibilidade de formação humana. Assim, o artigo objetiva refletir sobre a importância da literatura infantil para apropriação de saberes socialmente construídos pelos pequenos leitores. Para isto, considerando que o gênero conto é repleto de personagens que encantam as crianças, seleciona-se a obra O carteiro chegou, de Janet Ahlberg & Allan Ahlberg, para demonstrar a inserção do real e/ou insólito, bem como as relações intertextuais com os contos maravilhosos presentes no enredo.

Biografia do Autor

Claudia Leite Brandão, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Presidente Prudente; CEFAPRO/SEDUC -MT

Doutoranda em Educação UNESP - Presidente Prudente. Mestrado em Educação pela UFMT. Professora da rede básica de ensino no Estado  de Mato Grosso (SEDUC), atuando como Formadora no CEFAPRO de Primavera do Leste/MT.Integrante do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Presidente Prudente

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) , doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), pós-doutorado pela University of British Columbia (2001) e pela Ohio State University (2005). Atualmente é livre-docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor visitante da Universidade do Minho e Coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ). 

Downloads

Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Artigos