COMPORTAMENTOS ESTRATÉGICOS PARA PRESERVAR OS ESTUDOS DE CURRÍCULO COMO UMA ÁREA

Autores

  • David Callejo Pérez UNIVALI
  • Donna Adair Breault Ashland University

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p02-17

Palavras-chave:

Estudos do currículo, História do currículo, Educação doutoral, Teoria do currículo.

Resumo

Nos últimos dez anos, os professores da área de estudos do currículo assistiram ao encolhimento de seus programas. Em meio a estes desafios, muitos dos envolvidos no ensino do tema estão buscando um realinhamento para manter diálogos complicados, com risco de perderem seus programas. O presente trabalho explora os contextos histórico e organizacional para buscar trajetórias estratégicas para que os estudos do currículo se conectem em novas formas. Nosso artigo não pretende ser um tratado sobre a morte dos programas de doutorado na área de estudos do currículo, mas sim uma avaliação das mudanças drásticas que estão acontecendo na área. As preocupações em nosso trabalho estão contextualizadas na natureza mutante da educação e dos programas de doutorado. Argumentamos que os estudos do currículo não se encaixam nos novos modelos de trabalhos da pós-graduação, pois buscam sua identidade, se afastam das aplicações mais práticas da teoria para tentar reparar a lacuna que divide as várias perspectivas da área e seu papel no trabalho sobre currículo. Historicamente, o currículo tem se prestado a um trabalho crítico e unificador na educação para entender a vida cotidiana dos educadores; dar suporte ao processo de ensino reflexivo; e melhorar a valorização da educação como política.  Com isto em mente, consideramos que, para que a área de estudos do currículo sobreviva, precisamos encontrar novas formas de conectar prática e política.

Biografia do Autor

David Callejo Pérez, UNIVALI

David M. Callejo Pérez is the Associate Provost at Saginaw Valley State University.  His research is engaged in promoting social change within the educational system by intertwining my research to impact policy. He has authored books eight on Civil Rights in the South, Urban Schools and Higher Education, over 100 peer-reviewed articles and refereed academic papers. David has also worked with over $12 million as PI, evaluator, and lead researcher on projects in the US and Latin America.  His most recent books The Red Light in the Ivory Tower: Contexts and Implications of Entrepreneurial Education (2012) and Curriculum as Spaces: Aesthetics, Community, and the Politics of Place (2014) won national book prizes


 

Donna Adair Breault, Ashland University

Donna Adair Breault is Dean at the Dwight Schar College of Education.  Her interests include connections between curriculum, organizational theory, and educational foundations. Her recent publications include Curriculum as Spaces: Aesthetics, Community, and the Politics of Place (2014, Peter Lang, co-authors David M. Callejo-Perez & William L. White), Experiencing Dewey: Insights for Today’s Classroom (2014, Routledge, co-editor, Rick Breault), The Red Light in the Ivory Tower: Contexts and Implications of Entrepreneurial Education (2012, Peter Lang, co-author David M. Callejo-Perez), and Professional Development Schools: Researching Lessons from the Field (2012, Rowman & Littlefield, Co-author Rick Breault).

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Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Artigos