REFLEXÕES SOBRE “PRÁTICA” NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Ademir Damazio Universidade do Extremo Sul Catarinense - Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Silvana Citadin Madeira Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p104-125

Palavras-chave:

Prática, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Matemática

Resumo

O presente estudo é decorrente de preocupações quanto à compreensão de argumentos dicotômicos sobre “prática” no contexto do ensino e aprendizagem de Matemática: por um lado, os que revelam a concepção pragmática de Educação Matemática e, por outro, aqueles que a entendem na perspectiva Histórico-Crítica. Nesse sentido, o problema de estudo é: Qual a interpretação de “prática” da Pedagogia Histórico-Crítica? Em decorrência, o objetivo é analisar questões relativas à alusão da “prática”, com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se na modalidade bibliográfica e adota como base teórica os autores da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo traz argumentos de que não é possível uma coexistência dicotômica de prática e teoria. O indicativo de que a apropriação de conhecimento matemático seja prática/teórica está no seu teor conceitual, que permite aos estudantes adotá-lo como elemento de análise em situações que se apresentam tanto visualmente quanto em pensamento ou na atividade mental.

Biografia do Autor

Ademir Damazio, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Programa de Pós-Graduação em Educação

Graduação em Matemática, Mestrado e Doutorado em Educação, professor em cursos de graduação e Pós-Graduação da UNESC. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural (GPEMACH).

Silvana Citadin Madeira, Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina

Graduação em Matemática e Mestre em Educação, professora efetiva no estado de Santa Catarina, na disciplina de Matemática. Participante do grupo de pesquisa GPEMACH/UNESC.

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Publicado

2019-06-18

Edição

Seção

Artigos