REFLEXÕES SOBRE “PRÁTICA” NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p104-125Palavras-chave:
Prática, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação MatemáticaResumo
O presente estudo é decorrente de preocupações quanto à compreensão de argumentos dicotômicos sobre “prática” no contexto do ensino e aprendizagem de Matemática: por um lado, os que revelam a concepção pragmática de Educação Matemática e, por outro, aqueles que a entendem na perspectiva Histórico-Crítica. Nesse sentido, o problema de estudo é: Qual a interpretação de “prática” da Pedagogia Histórico-Crítica? Em decorrência, o objetivo é analisar questões relativas à alusão da “prática”, com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se na modalidade bibliográfica e adota como base teórica os autores da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo traz argumentos de que não é possível uma coexistência dicotômica de prática e teoria. O indicativo de que a apropriação de conhecimento matemático seja prática/teórica está no seu teor conceitual, que permite aos estudantes adotá-lo como elemento de análise em situações que se apresentam tanto visualmente quanto em pensamento ou na atividade mental.
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