A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA RURAL EM PELOTAS-RS (1932-46): PROMISCUIDADE ENTRE O SETOR PÚBLICO E PRIVADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p142-168

Palavras-chave:

Educação primária rural, Igreja Católica, Público, Privado

Resumo

Este artigo destaca aspectos da educação primária rural a partir da investigação da Escola Primária Rural Santo Antônio, que foi inaugurada em 1932, em Pelotas-RS e, em 1946, passou a ser subvencionada pelo governo do estado do RS. Nosso objetivo foi analisar como essa instituição que, mantida pela Igreja Católica, foi destacadamente financiada por organismos públicos e observar traços da cultura escolar ali vigente. Trabalhamos com a investigação de documentos escolares, como fotografias e atas da Sociedade de Educação Cristã, instituição criada em 1930 e ligada à Igreja Católica. Utilizamos como pressuposto teórico-metodológico autores como Abdala (2013); Souza (2001; 2008); Kossoy (1989); Tambara (1995; 2000; 2005) e Severino (2005), dentre outros. Concluímos que essa instituição atendeu à comunidade carente de Pelotas com forte conteúdo agropecuário, tendo em vista as expectativas do catolicismo e do Estado para a educação rural, de modo que foi mantida, quase que essencialmente, por verbas oriundas do governo federal, atendendo aos preceitos cívicos nacionalistas vigentes à época.  

Biografia do Autor

Magda de Abreu Vicente, UFPel

Professora de História na rede municipal de ensino de Pelotas. Possui especialização em História do Brasil (UFPel), mestrado e doutorado na linha de Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPel). Estuda temáticas que envolvem a educação rural: patronatos agrícolas, educação primária e formação de professores. É membro do grupo de pesquisa do CEIHE (Centro de Estudos e Investigação em História da Educação) da Fae/UFPel. Foi professora substituta da Faculdade de Educação/FaE/UFPel ministrando disciplina da área de Políticas Públicas. 

Itamaragiba Chaves Xavier, UFPEL

Membro do grupo de pesquisa CEIHE (Centro de Estudos e Investigação em História da Educação) da FAE /UFPEL. Doutor (2015) e Mestre (2009) em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa história e filosofia da educação - PPGE/FAE/UFPEL.

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Publicado

2019-08-05

Edição

Seção

Artigos