O PROGRAMA JOVEM DE FUTURO DO INSTITUTO UNIBANCO PARA O ENSINO MÉDIO: DECORRÊNCIAS DO IMBRICAMENTO ENTRE PÚBLICO E PRIVADO

Autores

  • Simone Sandri UNIOESTE
  • Monica Ribeiro da Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p28-50

Palavras-chave:

Ensino Médio, Programa Ensino Médio Inovador, Programa Jovem de Futuro, relação público-privado

Resumo

Neste texto analisamos as decorrências da relação público-privada ao se associar um programa que faz parte de uma ação da política educacional federal a um programa oriundo do setor empresarial. A análise de documentos relativos ao Programa Ensino Médio Inovador e ao Programa Jovem de Futuro permitiu identificar um imbricamento entre as duas ações que têm como resultados uma preponderância do privado sobre o público com efeitos sobre a formação dos indivíduos e sobre a gestão escolar.

Biografia do Autor

Simone Sandri, UNIOESTE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Curso de Pedagogia da UNIOESTE – Campus Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Politicas Educacional e Social – GEPPES/UNIOESTE.

Monica Ribeiro da Silva, UFPR

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio

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Publicado

2019-08-05

Edição

Seção

Artigos