AVANCE PRIVATIZADOR EN LA EDUCACIÓN: EL CASO DE URUGUAY

Autores

  • Martín Jauge Carneiro UNIVALI
  • Martín Sanguinetti Pardo Cooperativa de Trabajo Comuna

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p93-113

Palavras-chave:

Educação, Privatização, PPP

Resumo

A privatização educacional é um fenômeno global que se tornou uma preocupação cada vez mais relevante, tanto política quanto academicamente. O documento analisa dois tipos de novas ferramentas no Uruguai (participação público-privada e centros privados livres) que conseguem dar um passo à frente na privatização exógena do modelo educacional uruguaio. Esses dois mecanismos de privatização têm um impacto importante na apropriação do setor privado dos recursos públicos e, por sua vez, avançam substancialmente na oferta educacional, na educação pública e nos recursos públicos.

Biografia do Autor

Martín Jauge Carneiro, UNIVALI

Martín Jauge Caneiro, Licenciado en Economía y maestrando en Historia Económica en la Universidad de la República, Uruguay. Asesor de Sindicatos de la Educación Pública en Uruguay.

Martín Sanguinetti Pardo, Cooperativa de Trabajo Comuna

Martín Sanguinetti Pardo, Licenciado en Economía y maestrando en Manejo Costero Integrado en la Universidad de la República (Udelar), Uruguay. Docente en la Facultad de
Ciencias Económicas (Udelar). Asesor de Sindicatos de la Educación Pública en Uruguay.

Publicado

2019-08-05

Edição

Seção

Artigos