ESTUDANTES BEM-SUCEDIDOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fernanda Wanderer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marília Bervian Dal Moro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p328-345

Palavras-chave:

Enem, Michel Foucault, Governamentalidade.

Resumo

O artigo tem o propósito de discutir como são constituídos, em mídias sociais do Facebook, os estudantes bem-sucedidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os aportes teóricos utilizados advêm da matriz foucaultiana, principalmente os conceitos de governamentalidade, discurso e processos de objetivação e subjetivação. O material empírico é composto por mais de 100 postagens reunidas entre 2015 e 2018, oriundas de páginas do Facebook endereçadas aos candidatos que se preparam para o Enem. O resultado analítico mostrou que nas enunciações examinadas é possível perceber um forte incentivo à participação no Enem. Além disso, os candidatos tornam-se empreendedores de seu próprio desempenho nas provas, constituindo modos específicos de ser um bom estudante, o qual precisa, basicamente, de muito estudo e dedicação. Neste sentido, pode-se dizer que muito mais do que servir como uma forma de ingresso no Ensino Superior, o Exame atua como um dos mecanismos que constitui subjetividades alinhadas à racionalidade neoliberal presente em nossa sociedade.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Edição

Seção

Artigos