OS CONCEITOS DE INTELIGÊNCIA E DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: AS MESMAS ORIGENS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p392-407

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Inteligência, Educação especial.

Resumo

Neste artigo discutem-se as origens dos conceitos de inteligência e de deficiência intelectual a partir do contexto europeu e suas influências no cenário escolar brasileiro. Trata-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Alfred Binet sobre a medida de inteligência e “anormalidade” em diálogo com a literatura científica contemporânea. A partir das análises realizadas, evidenciamos a influência do debate europeu na Educação Especial brasileira. Como considerações finais, mostramos que esses conceitos têm as mesmas origens e foram forjados no contexto de uma ciência médico-psicológica, justificada por um ideário republicano como “solução” dos problemas educacionais brasileiros da época.

Biografia do Autor

Andressa Mafezoni Caetano, UFES

Professora Associada do Departamento de Teorias e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Modalidade Profissional - da Universidade Federal do Espírito Santo.

Márcia Denise Pletsch, UFRRJ

Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Jovem cientista da FAPERJ e pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Edição

Seção

Reflexões Acadêmicas