O GESTO É A ESCRITA NO AR: REPRESENTAÇÃO IDEATIVA DE PALAVRA E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA EM VIGOTSKI

Autores

  • Adriana Fatima Franco Universidade Estadual de Maringá
  • Lígia Márcia Martins UNESP/ Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p121-137

Palavras-chave:

Desenvolvimento da escrita, Psicologia Histórico-Cultural, Conceito de palavra.

Resumo

Este texto de natureza teórica focaliza o desenvolvimento da linguagem escrita como função psíquica superior. Seu objetivo é apontar a representação ideativa da palavra como unidade mínima de análise para a compreensão do desenvolvimento da linguagem escrita. Ao afirmar que escrever é grafar ideias, esta análise ampara-se na perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano. Ao longo da presente exposição e tomando como eixo a periodização da formação de conceitos em Vigotski, buscamos analisar a apropriação da escrita a partir do conceito de palavra. Apontamos que o ato psíquico consubstanciado na escrita não radica no trato ou no uso externo que a criança faz da palavra oralmente, mas sim de sua representação como conceito. Advogamos, pois, que a formação do conceito de palavra, tanto em sua dimensão semântica, quanto em sua morfologia e fonética, se impõe como tarefas de um ensino desenvolvente desde a educação infantil, construindo-se, assim, o substrato para a aquisição da escrita propriamente dita nos anos de escolarização subsequentes. 

Biografia do Autor

Adriana Fatima Franco, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Psicologia pela UNESP/Bauru, mestrado e doutorado em Educação pela PUC/SP e Pós-doutorado UNESP/ Araraquara. É professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM. É membro da comissão executiva da Revista Psicologia em Estudo.

Lígia Márcia Martins, UNESP/ Araraquara

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e em Formação de Psicólogo pela Fundação Educacional de Bauru (atual UNESP/Bauru), mestrado em Programa de Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Programa Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Livre Docente em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP câmpus de Bauru. Aposentada como Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, tendo atuado no curso de Graduação em Psicologia - Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Atualmente integra o corpo docente do programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e formação de professores. Vice líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Estudos Marxistas em Educação"

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Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos