PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA EPISTEMOLOGIA DA VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p147-163

Palavras-chave:

Educação Ambiental, ontoepistemologia ambiental, hermenêutica.

Resumo

Neste artigo, apresentamos os modos de pensar descritos por Heidegger (2003) em diálogo com os modos de pensar do mundo andino (BERMUDEZ, 2016), para discutir elementos de uma ontoepistemologia ambiental (PEREIRA; FREIRE; SILVA, 2019) e que contribuam para uma pesquisa que pretende compreender as relações entre a filosofia, a felicidade e a Educação Ambiental. Os elementos identificados emergiram da escuta e se caracterizam por terem sido elaborados em diálogo com os interlocutores, a partir de narrativas na perspectiva hermenêutica, estando assim organizadas em três categorias: olhar, compreender e conhecer. Parte da compreensão de que viver em um mundo é participar da impermanência das coisas todas, em um projeto inacabado, de verdades temporais e transitórias. Os resultados apontam para a fecundidade da narrativa hermenêutica como possibilidade de elaboração de elementos para a compreensão do ser no mundo, inserindo-os em um debate ontoepistemológico na Educação Ambiental. 

Biografia do Autor

Eliane Renata Steuck, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Instituição UNIASSELVI - Indaial. Especialista em Gestão e Educação Ambiental eEnsino de Ciências. Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí (SC) e na Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú (SC). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Itajaí - SC. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA na FURG/RS.

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação; Professor no Instituto de Educação e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Educação Ambiental (PPGEA)/FURG; Líder do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular da Universidade Federal do Rio Grande. Editor gerente da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) da FURG. Bolsista produtividade CNPQ nível 2.

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Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos