DIVERSIDADE CULTURAL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Guilherme Paiva Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Eliane Anselmo Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p196-216

Palavras-chave:

Diversidade, Cultura, Educação

Resumo

O artigo analisa a diversidade cultural e as relações étnico-raciais na educação, considerando as políticas educacionais, os programas de formação continuada e as representações de professores/as da rede pública de ensino no Brasil. Na etapa da pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com dois grupos: um grupo formado por profissionais do magistério que leciona em escolas próximas a comunidades quilombolas; e outro grupo de professores/as que realiza cursos de formação continuada. Os resultados mostram a importância de políticas educacionais e da realização de cursos com conteúdos sobre as relações étnico-raciais para o reconhecimento da diversidade cultural na instituição escolar. 

Biografia do Autor

Guilherme Paiva Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/Ufersa/IFRN).

Eliane Anselmo Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professora do Curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UERN (NEAB/UERN) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/Ufersa/IFRN).

Downloads

Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos