O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p226-250

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Base Nacional Comum Curricular, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo é parte de uma tese de doutorado em andamento, na qual se defende a importância de se promover a inserção do Pensamento Computacional nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, dado que este se faz presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e esta, por sua vez, a partir da Resolução 02/2019 do Conselho Nacional de Educação, constitui-se no elemento norteador dos currículos de formação dos professores da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e, quanto à sua tipologia, constitui-se como empírica (Estudo de Caso) e documental, tendo como método a análise de conteúdo. As evidências obtidas por meio de uma intervenção junto a licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí, por meio de oficinas pedagógicas, indicam que é possível e viável a proposição de atividades com o objetivo de desenvolver o Pensamento Computacional para este público. 

 

Biografia do Autor

Valdir José Corrêa Júnior, UNIVALI

Doutorando em Educação - Univali

Mestre em Educação - Univali

Coordenador de Ensino Médio - Colégio Salesiano Itajaí

André Luis Alice Raabe, UNIVALI

É Doutor em Informática na Educação pela UFRGS (2005) tendo realizado pos doutoramento na universidade de Stanford (2016). É mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2000) e graduado em Informática pela PUCRS (1996). É professor e pesquisador da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) onde Coordena o Programa de Pós Graduação em Computação e atua no Mestrado e Doutorado em Educação. Coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) e o Grupo de Informática na Educação da Univali. É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordenou em 2017 uma comissão para elaboração de proposta da SBC para Computação na Educação Básica. É editor da revista International Journal on Computational Thinking. É membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação na Educação Brasileira. Desenvolve pesquisas sobre Educação em Computação, Pensamento Computacional, Movimento Maker, Software Educacional e Ambientes de Aprendizagem Inteligentes.

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Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos