PROVOCAÇÕES E PRÁTICAS DE UM CORPO NO ENCONTRO DE CRIANÇAS COM KANDINSKY

Autores

  • João Carlos Pereira de Moraes Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente credenciado no PPGECEM na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) http://orcid.org/0000-0001-9513-018X

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p341-356

Palavras-chave:

Corpo, Kandinsky, Arte.

Resumo

O presente artigo visa analisar, a partir da problematização dos estudos de Kandinsky, modos de pensar o corpo por alunos do quinto ano do Ensino Fundamental do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Para tanto, utilizou-se da cartografia como método de pesquisa-intervenção, mais especificamente uma oficina dispositivo a partir dos estudos do pintor dos movimentos corporais da bailarina expressionista Gret Palucca. Da experiência, considerou-se que alguns saberes em relação ao corpo entraram em evidência, tais como a proporção e o debate sobre o que constitui um corpo.

Biografia do Autor

João Carlos Pereira de Moraes, Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente credenciado no PPGECEM na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente credenciado no PPGECEM na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Downloads

Publicado

2021-03-07