ESTUDOS DO CORPO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p312-323

Palavras-chave:

Educação, Teatro, Estudos do corpo, BNCC.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) tem estruturado as práticas corporais na área de Linguagens e
suas Tecnologias, especificamente no que diz respeito ao ensino de Arte (Artes
Visuais, Dança, Música e Teatro) no Ensino Médio. Buscou-se verificar se as práticas
corporais apresentadas no documento – estruturadas por meio de competências e
habilidades específicas – abordam o corpo na perspectiva da inclusão, da diversidade, da diferença e da emancipação dos sujeitos. Além disso, é apresentado como a BNCC do Ensino Médio pode auxiliar o corpo docente da escola a impedir o retrocesso causado pela extrema direita no poder.

Biografia do Autor

Tiago de Brito Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). É formado em Interpretação Teatral (2010) e licenciatura em Artes Cênicas (2015) pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou intercâmbio durante a primeira graduação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É mestre (2013) e doutor (2017) em Artes pela UnB com Pós-Doutorado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Ganhador do prêmio de melhor Tese na área de Linguística, Letras e Artes junto ao Prêmio UnB Tese do ano de 2017. Autor do livro Criança em cena: Análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores (Editora CRV, 2015) e um dos organizadores dos livros Pedagogia das Artes Cênicas (Volume 1, 2, 3 e 4). Lecionou também na licenciatura em Teatro da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Foi vice-coordenador do grupo de trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE (2017-2018). Atualmente é colaborador do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) da UFMG e realiza seu segundo Pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP sob supervisão da profa. Dra. Maria Lúcia Pupo.

Downloads

Publicado

2021-03-07