ESTUDIOS DEL CORPO EN LA BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p312-323

Palabras clave:

Educación, Teatro, Estudios corporales, BNCC.

Resumen

El artículo tiene como objetivo analizar cómo la Base Nacional Común Curricular (BNCC), en Brasil, ha estructurado las prácticas corporales en el área de Lenguajes y sus Tecnologías, específicamente con respecto a la enseñanza de Arte (Artes Visuales, Danza, Música y Teatro) en la escuela secundaria. Intentamos verificar si las prácticas corporales presentadas en el documento, estructuradas por medio de habilidades y capacidades específicas, abordan el cuerpo desde la perspectiva de la inclusión, de la diversidad, de la diferencia y de la emancipación de los sujetos. Además, se presenta cómo la BNCC puede ayudar a los profesores de la escuela a evitar el retroceso causado por la extrema derecha en el poder.

Biografía del autor/a

Tiago de Brito Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). É formado em Interpretação Teatral (2010) e licenciatura em Artes Cênicas (2015) pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou intercâmbio durante a primeira graduação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É mestre (2013) e doutor (2017) em Artes pela UnB com Pós-Doutorado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Ganhador do prêmio de melhor Tese na área de Linguística, Letras e Artes junto ao Prêmio UnB Tese do ano de 2017. Autor do livro Criança em cena: Análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores (Editora CRV, 2015) e um dos organizadores dos livros Pedagogia das Artes Cênicas (Volume 1, 2, 3 e 4). Lecionou também na licenciatura em Teatro da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Foi vice-coordenador do grupo de trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE (2017-2018). Atualmente é colaborador do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) da UFMG e realiza seu segundo Pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP sob supervisão da profa. Dra. Maria Lúcia Pupo.

Publicado

2021-03-07