CORPO-SIGNO: DIÁLOGOS ENTRE LABAN E BAKHTIN NO ENSINO SUPERIOR EM ARTES CÊNICAS

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós-Graduação em Educação, Cutiriba, PR
  • Thais Castilho Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p274-288

Palavras-chave:

Corpo-Signo, Enunciado-Dançado, Ensino Superior em Artes Cênicas.

Resumo

O presente artigo é fruto de um estudo sobre as reverberações das práticas
de Ballet Clássico no ensino superior em Artes Cênicas, que promoveu a triangulação entre as pesquisas em dança, o Pensamento Labaniano e a perspectiva dialógica de Bakhtin e o Círculo. Neste trabalho, o objetivo consiste em discutir a noção de corpo-signo. Como resultados, compreendeu-se o corpo como uma instância viva, que mergulha na cultura imaterial de sua sociedade para incorporar e enviesar esteticamente os signos nela pulsantes, por isso, é considerado um corpo-signo, o qual profere enunciados-dançados carregados de múltiplas vozes, impregnados de sentido, sendo capaz de transformar constantemente seu horizonte plásticovalorativo.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós-Graduação em Educação, Cutiriba, PR

Jean Gonçalves é Teatrólogo, Ator e Diretor de Teatro. Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Paraná - UFPR, em Curitiba/PR. Atua nas áreas de Linguagem, Corpo e Teatro na Graduação em Produção Cênica (Centro Politécnico - Setor de Educação Profissional e Tecnológica - SEPT/UFPR) e dirige o CARMEN Group (Centro de Treinamento em Corpo, ARte, Movimento e ENcenação) - UFPR. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR - Mestrado e Doutorado) - Linha de Pesquisa LICORES Linguagem, Corpo e Estética na Educação - e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE-Tpen/UFPR - Mestrado profissional.

Thais Castilho, Universidade Federal do Paraná

Bailarina, pesquisadora e professora de Dança. Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Bacharela e Licenciada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná – UNESPAR, Campus Curitiba II.

Downloads

Publicado

2021-03-07