CUERPO-SIGNO: DIÁLOGOS ENTRE LABAN Y BAKHTIN EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR EN ARTES ESCÉNICAS

Autores/as

  • Jean Carlos Gonçalves Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós-Graduação em Educação, Cutiriba, PR
  • Thais Castilho Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p274-288

Palabras clave:

Cuerpo-Signo, Enunciado-Bailado, Educación Superior en Artes Escénicas.

Resumen

Este artículo es el resultado de un estudio sobre las reverberaciones de las prácticas de ballet clásico en la educación superior en artes escénicas, que promueve la triangulación entre las investigaciones de la danza, el Pensamiento Labaniano y la perspectiva dialógica, por Bakhtin y el Círculo. En este trabajo, el objetivo es discutir la idea del «cuerpo-signo». Como resultado, entendemos el cuerpo como una instancia viva, que se submerge en la cultura no material de su sociedad para incorporar y organizar estéticamente los signos que palpitan en ella, por lo tanto, se considera un cuerpo-signo, que pronuncia enunciados-bailados cargados de múltiplas voces, impregnados de sentidos, que es capaz de ampliar su horizonte plástico y de valoración.

Biografía del autor/a

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós-Graduação em Educação, Cutiriba, PR

Jean Gonçalves é Teatrólogo, Ator e Diretor de Teatro. Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Paraná - UFPR, em Curitiba/PR. Atua nas áreas de Linguagem, Corpo e Teatro na Graduação em Produção Cênica (Centro Politécnico - Setor de Educação Profissional e Tecnológica - SEPT/UFPR) e dirige o CARMEN Group (Centro de Treinamento em Corpo, ARte, Movimento e ENcenação) - UFPR. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR - Mestrado e Doutorado) - Linha de Pesquisa LICORES Linguagem, Corpo e Estética na Educação - e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE-Tpen/UFPR - Mestrado profissional.

Thais Castilho, Universidade Federal do Paraná

Bailarina, pesquisadora e professora de Dança. Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Bacharela e Licenciada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná – UNESPAR, Campus Curitiba II.

Publicado

2021-03-07