TEMAS EMERGENTES EM ESTUDOS DO E NO CORPO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n2.p289-311

Palavras-chave:

Corpo, Formação de professores, Pedagogia, Diversidade, Avaliação educacional.

Resumo

O objeto desta pesquisa são os temas emergentes nos estudos do e
no corpo no curso de Pedagogia, tendo como questão-problema: quais são as
principais demandas de conhecimento de futuras pedagogas no campo da educação
do corpo? O artigo apresenta resultados da interpretação de dados coletados por
meio de narrativas de estudantes no período de 2014 a 2020 no âmbito de uma
disciplina da graduação. Foram analisadas 645 respostas para a pergunta: “Qual seu maior encantamento e sua maior decepção em relação à questão do corpo e do
movimento ao longo de sua vida escolar?”. Os resultados revelam que o debate
sobre o corpo dentro da instituição educativa precisa de abordagem interdisciplinar
no que tange aos temas a serem estudados, levando em conta a diversidade dos
corpos que transitam pelos espaços da escola e da universidade.

Biografia do Autor

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba (UFSCar)

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas (ECA USP). Mestre e Doutora em Educação (FEUSP). Professora da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, da área de Metodologia do Ensino de Arte, Corporeidade e Educação.

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Publicado

2021-03-07