NOVOS PARADIGMAS: APROXIMAÇÕES ENTRE PÓS-DRAMÁTICO E EDUCAÇÃO EMERGENTE EM UMA PEDAGOGIA TEATRAL

Autores

  • Márcia Regina Ribeiro Gomes Sommer Instituto Federal do Tocantins
  • Mateus Schimith Batista Escola de Teatro - UFBA
  • Maria José de Pinho UFT - Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p71-91

Palavras-chave:

Pós-dramático, Paradigma emergente, Pedagogia teatral.

Resumo

Diante das dificuldades para se trabalhar as noções do teatro pós-dramático no ambiente escolar, reconhece-se a emergência de um novo paradigma educacional também na pedagogia teatral. Este trabalho busca perceber aspectos metodológicos influenciados pela relação entre o ensino do teatro pós-dramático e o paradigma educacional emergente, refletindo a partir da concepção de pós-dramático desenvolvido por Lehmann (2007) e de paradigma educacional emergente proposta por Moraes (2007). O estudo utiliza a revisão teórica para delimitar as noções e estabelecer as aproximações e seu possível reflexo no ensino do teatro pós-dramático em uma perspectiva educacional emergente. 

Biografia do Autor

Márcia Regina Ribeiro Gomes Sommer, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em educação (UFT), licenciada em Teatro (UFT) e Educação Física (UEG), professora de artes (PEBTT) do IFTO, campus Colinas do Tocantins.

Mateus Schimith Batista, Escola de Teatro - UFBA

Professor, ator e pesquisador. Professor Adjunto da Escola de Teatro da UFBA, Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela UFBA e Licenciado em Artes Cênicas pela UFOP-MG.

 

Maria José de Pinho, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins. 

Downloads

Publicado

2021-03-07

Edição

Seção

Artigos