O ENSINO REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ: ENTRE INTENÇÕES E A REALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p68-78

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Pandemia, Covid-19, Práticas Docentes, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo descreve e discute as estratégias adotadas pela rede municipal de Santo André durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2020. Analisa as normativas exaradas pela Secretaria Municipal de Educação e problematiza as orientações pedagógicas para o ensino remoto frente às reais condições das unidades escolares para garantir o direito de acesso à escola e a uma educação de qualidade. Evidencia as contradições entre os propósitos declarados no discurso ofi cial e a real preocupação dos órgãos centrais com as políticas de resultados que concorreram para a intensifi cação do trabalho dos profi ssionais de educação sem, contudo, lograr mitigar o aprofundamento das desigualdades educacionais em meio ao contexto emergencial em decorrência da pandemia.

 

Biografia do Autor

Maria Gabriela Mills Cammarano, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental com 23 anos de experiência nas séries iniciais do ensino fundamental especialmente em turmas de alfabetização. Possui graduação em Pedagogia, pós graduação em Psicopedagogia e Direito Educacional. Trabalhou em escolas particulares e públicas nas redes de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Possui experiência em gestão escolar, atuando como Assistente Pedagógica (coordenadora pedagógica) na rede pública de Santo André. Atualmente exerce cargo de Professora de Ensino Fundamental ( Anos Iniciais) na Prefeitura Municipal de Santo André. Mestranda em Politicas e Gestão da Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Professora e pesquisadora do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) - Mestrado Profissional em Educação, linha de pesquisa: Políticas e Gestão Educacional.

Downloads

Publicado

2022-05-22