QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIVERSIDADE RELIGIOSA: UM ESTUDO JUNTO A JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p97-115

Palavras-chave:

educação das relações étnico-raciais, religiosidade, estudantes jovens e adultos.

Resumo

Este trabalho insere-se no debate do campo das relações raciais com o recorte “Educação e diversidade religiosa: um estudo no Centro Territorial de Educação Profi ssional (Cetep) - Sertão Produtivo, Caetité, Bahia”. A pesquisa teve como objetivo investigar a intolerância religiosa na perspectiva de uma educação para as relações étnico-raciais no referido centro. Trata-se de uma abordagem qualitativa, mediante a análise de dados oriundos de estudo dirigido e questionários junto a professores e alunos(as) de turmas de Educação de Jovens e Adultos/Educação Profi ssional dessa instituição. Como suporte teórico para embasar as discussões dialogou-se com: Munanga (2000 e 2012), Santos (2008) e Gomes (2005), assim como documentos de fundamentação legal. Como principais conclusões aponta-se que os direitos básicos de cidadania, constitucionalmente garantidos desde 1988 no Brasil, não são, de fato, acessíveis a contingentes expressivos da comunidade escolar, em especial da população negra e daqueles de religiões de origem africana e aponta-se para a necessidade de revisar as práticas racistas veladas no cotidiano escolar, além de desvelar o silêncio sobre a questão étnico-racial e religiosidade.

Biografia do Autor

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, e Educação de Jovens e Adultos pesquisando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, formação de professores, educação, escolarização e práticas escolares.

Celeste Aparecida Pimentel, Centro Territorial de Educação Profissional - Sertão Produtivo- Caetité- Bahia

Mestra em Educação de Jovens e Adultos da Universidade Estadual do Estado da Bahia, 2016 (Uneb- Campus I- MPEJA _ Salvador- Bahia. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura Plena em Geografia. Especialista em (Lato Sensu) em Estudos Étnicos e Raciais: identidades e representação (IFBA- BA). Tem experiência na área de Geografia e Educação de Jovens e Adultos.

http://lattes.cnpq.br/7907058146086023

Downloads

Publicado

2022-05-22