A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
Palavras-chave:
socialização, abordagem interdisciplinar, educação das criançasResumo
Este artigo tem o propósito de apresentar e discutir algumas contribuições teóricas sobre a socialização, considerando pontos de vista de alguns sociólogos, psicólogos e filósofos da contemporaneidade. Ele foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu constatar a complexidade das crianças para cuja compreensão faz-se necessário a realização de uma abordagem interdisciplinar. Concebido no seio das discussões sobre a construção de sociologia da infância, o estudo identificou a representação da criança como “ser de direitos”, “ator social” e “sujeito”, representações que se refletem na educação das crianças, a qual deve ser caracterizada pela presença do diálogo e de uma autoridade horizontal.Downloads
Publicado
2011-07-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.