A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

Autores/as

  • Vera Lúcia Chacon Valença Universidade do Sul de Santa Catarina

Palabras clave:

socialização, abordagem interdisciplinar, educação das crianças

Resumen

Este artigo tem o propósito de apresentar e discutir algumas contribuições teóricas sobre a socialização, considerando pontos de vista de alguns sociólogos, psicólogos e filósofos da contemporaneidade. Ele foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu constatar a complexidade das crianças para cuja compreensão faz-se necessário a realização de uma abordagem interdisciplinar. Concebido no seio das discussões sobre a construção de sociologia da infância, o estudo identificou a representação da criança como “ser de direitos”, “ator social” e “sujeito”, representações que se refletem na educação das crianças, a qual deve ser caracterizada pela presença do diálogo e de uma autoridade horizontal.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Chacon Valença, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Psocologia Aplicada pela Unioversité Rèné Descartes-Sorbonne-Paris;Pós Doutora no CNR-Roma,Aposentada da UFSC.Docente do PPGE da Universidade do Sul de Santa Catarina

Publicado

2011-07-14

Número

Sección

Artículos