Análise iconográfica: um caminho metodológico de pesquisa em História da Educação

Autores

  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Meire Aparecida Lóde Nunes Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

História da Educação, Análise iconográfica, Imagem, Metodologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de imagens como uma proposta metodológica para o desenvolvimento de pesquisas no campo da História da Educação. A abordagem é constituída, em primeiro lugar, pela delimitação metodológica dentro da história, pois essa será determinante para a consolidação das reflexões acerca das fontes imagéticas. Nesse sentido, são apresentadas as perspectivas da História Social e das Mentalidades. No que consiste especificamente, na analise de imagens, o pensamento de Panofsky constitui o centro da reflexão. Por meio dessas reflexões entende-se a análise de imagens como uma possibilidade efetiva de pesquisa em História da Educação.

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2005, estágio de Pós-Doutorado em Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação da USP. Publicou 40 artigos em periódicos especializados. Possui 11 Livros e 18 capítulos publicados. Orientou 20 dissertações de Mestrado em Educação, 20 Projetos de Iniciação Científica e 13 Monografias de Especialização nas áreas de Educação, Filosofia e História. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá.

Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Educação Física. Mestrado em Educação (História e Historiografia da Educação)

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Publicado

2010-06-04

Edição

Seção

Artigos