Análise iconográfica: um caminho metodológico de pesquisa em História da Educação
Palavras-chave:
História da Educação, Análise iconográfica, Imagem, MetodologiaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de imagens como uma proposta metodológica para o desenvolvimento de pesquisas no campo da História da Educação. A abordagem é constituída, em primeiro lugar, pela delimitação metodológica dentro da história, pois essa será determinante para a consolidação das reflexões acerca das fontes imagéticas. Nesse sentido, são apresentadas as perspectivas da História Social e das Mentalidades. No que consiste especificamente, na analise de imagens, o pensamento de Panofsky constitui o centro da reflexão. Por meio dessas reflexões entende-se a análise de imagens como uma possibilidade efetiva de pesquisa em História da Educação.Downloads
Publicado
2010-06-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.