Universidade e Formação em Educação Ambiental Multicultural: reflexões iniciais

Autores

  • Angélica Góis Morales Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria do Rosário Knechtel Universidade Ferderal do Paraná

Palavras-chave:

educação ambiental, multiculturalismo, formação de educadores.

Resumo

O presente artigo foca perspectivas teórico-metodológicas entre multiculturalismo e Educação Ambiental, considerando-se a urgência de uma reflexão entre educadores, pesquisadores e a universidade. Parte-se do pressuposto de que a Educação, enquanto prática social promotora da cidadania democrática deve orientar-se por finalidades multiculturais. A Educação Ambiental é uma das dimensões da Educação que pode contribuir, significativamente, para o avanço das práticas socioculturais. Tal perspectiva implica a universidade pensar nas estratégias de formação de educadores, na linha de uma visão interdisciplinar e complexa de mundo, no contexto da educação ambiental multicultural.

Biografia do Autor

Angélica Góis Morales, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Ciências Biologicas pela UNESP. Mestre em Educação Ambiental pela FURG-RS e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR-PR Atuo no Departamento da Biologia Geral- UEPG-PR

Maria do Rosário Knechtel, Universidade Ferderal do Paraná

Doutora em Sociologia da Educação. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR.

Downloads

Publicado

2010-07-12

Edição

Seção

Artigos