Universidade e Formação em Educação Ambiental Multicultural: reflexões iniciais

Autores/as

  • Angélica Góis Morales Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria do Rosário Knechtel Universidade Ferderal do Paraná

Palabras clave:

educação ambiental, multiculturalismo, formação de educadores.

Resumen

O presente artigo foca perspectivas teórico-metodológicas entre multiculturalismo e Educação Ambiental, considerando-se a urgência de uma reflexão entre educadores, pesquisadores e a universidade. Parte-se do pressuposto de que a Educação, enquanto prática social promotora da cidadania democrática deve orientar-se por finalidades multiculturais. A Educação Ambiental é uma das dimensões da Educação que pode contribuir, significativamente, para o avanço das práticas socioculturais. Tal perspectiva implica a universidade pensar nas estratégias de formação de educadores, na linha de uma visão interdisciplinar e complexa de mundo, no contexto da educação ambiental multicultural.

Biografía del autor/a

Angélica Góis Morales, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Ciências Biologicas pela UNESP. Mestre em Educação Ambiental pela FURG-RS e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR-PR Atuo no Departamento da Biologia Geral- UEPG-PR

Maria do Rosário Knechtel, Universidade Ferderal do Paraná

Doutora em Sociologia da Educação. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR.

Publicado

2010-07-12

Número

Sección

Artículos