ME AME, ME ABRACE, ME ACOLHA! SABERES DOCENTES E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Altair Aberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani UPF

Palavras-chave:

formação docente continuada, afetividade, teoria X prática, pedagogia do abraço

Resumo

A proposta do texto consiste em analisar minimamente a profusão de cursos e eventos que apelam para a afetividade como argumento de metabolismo para o cotidiano dos professores, ao indagar quais os modelos de formação continuada que estão sendo oferecidos aos professores em geral, pois não há oferta sem demanda, ou seja: o que os professores querem ouvir em seus processos de formação continuada são indicativos de suas necessidades, pautas para a leitura de suas angustias, bem como pistas do que procuram, das estruturas e conceitos onde buscam apoio ou refúgio. Os elementos empíricos para exame e elaboração dos argumentos foram retirados de folderes de divulgação de eventos educacionais e que apresentam características em comum, possibilitando vislumbrar uma tendência em termos de formação continuada para professores. Tais eventos são tipificados em sua forma e conteúdo, possibilitando análises sobre a mercantilização do processo de formação docente continuada, desaguando em aportes teóricos sobre a formação docente continuada. Como conclusão, fica expressa nossa preocupação com a formação docente continuada, descolada de compromisso, estudo, engajamento, reflexão, coragem, arrojo e teoria, pois a formação docente continuada não pode ser reduzida a pedagogia do abraço, que sensibiliza multidões por certos momentos, mas que não se sustenta em um trabalho contínuo, de longa duração.

Biografia do Autor

Altair Aberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Filosofia (PUCRS), Doutor em Educação (UFRGS), professor e pesquisador do Curso de Filosofia e do Mestrado em Educação da Universidade de Passo Fundo

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, UPF

Professora do Mestrado em Educação da UPF Doutora em Educação pela Unisinos Mestre e Educação pela UPF

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Publicado

2011-03-16

Edição

Seção

Artigos