ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: mapeamento e análise de dissertações e teses
Palavras-chave:
Ensino Fundamental de Nove Anos, Políticas Públicas, Revisão de LiteraturaResumo
O artigo apresenta os principais resultados de uma revisão preliminar de dissertações e teses sobre o ensino fundamental de nove anos defendidas entre os anos de 2006 a 2009. Para a localização das dissertações e teses consultou-se o Banco de Teses da CAPES tomando por referência o descritor ensino fundamental de nove anos. Recorre-se à análise de conteúdo para explorar o material, a qual permitiu a identificação de um conjunto de eixos temáticos, servindo como condutores para a construção da análise que se apresenta. Dentre as diversas questões observadas, salienta-se a carência de pesquisas que sinalizem para práticas bem sucedidas no processo de implantação do ensino fundamental de nove anos o que poderia servir como referência e ou ponto de partida para a proposição de propostas que contribuam para qualificar o ensino fundamental.Downloads
Publicado
2011-07-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.