ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: mapeamento e análise de dissertações e teses

Autores/as

  • Dirléia Fanfa Sarmento Centro Universitário La Salle
  • Gilberto Ferreira da Silva Centro Universitário La Salle
  • Evaldo Luis Pauly Centro Universitário La Salle

Palabras clave:

Ensino Fundamental de Nove Anos, Políticas Públicas, Revisão de Literatura

Resumen

O artigo apresenta os principais resultados de uma revisão preliminar de dissertações e teses sobre o ensino fundamental de nove anos defendidas entre os anos de 2006 a 2009. Para a localização das dissertações e teses consultou-se o Banco de Teses da CAPES tomando por referência o descritor ensino fundamental de nove anos. Recorre-se à análise de conteúdo para explorar o material, a qual permitiu a identificação de um conjunto de eixos temáticos, servindo como condutores para a construção da análise que se apresenta. Dentre as diversas questões observadas, salienta-se a carência de pesquisas que sinalizem para práticas bem sucedidas no processo de implantação do ensino fundamental de nove anos o que poderia servir como referência e ou ponto de partida para a proposição de propostas que contribuam para qualificar o ensino fundamental.

Biografía del autor/a

Dirléia Fanfa Sarmento, Centro Universitário La Salle

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente do Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Pesquisadora INEP/CAPES- Programa Observatório da Educação

Gilberto Ferreira da Silva, Centro Universitário La Salle

Doutor em Educação pela UFRGS. Docente do Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Pesquisador do CNPq

Evaldo Luis Pauly, Centro Universitário La Salle

Doutor em Educação pela UFRGS. Docente do Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Pesquisador do CNPq

Publicado

2011-07-14

Número

Sección

Artículos