REGULAÇÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Autores

  • Zenilde Durli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de Nove Anos, Estratégias de regulação do currículo escolar, Prova Brasil

Resumo

O estudo discute estratégias engendradas pelo Estado para manter sob seu domínio as questões atinentes ao campo do currículo. Partindo da elucidação do conceito de regulação institucional, explora documentos normatizadores e textos orientadores da aplicação e divulgação dos resultados da Prova Brasil caracterizando o que seria o debate em torno dos mecanismos de avaliação em larga escala por meio da análise de componentes técnicos e sociais da Prova. Por fim, aponta consequências dessa dimensão da regulação às políticas e práticas curriculares no contexto de implantação e implementação do Ensino Fundamental de 9 Anos.

Biografia do Autor

Zenilde Durli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Área da Educação Didática

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Mestrado em Educação

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Publicado

2011-07-14

Edição

Seção

Artigos