ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POR ENTRE POLÍTICAS, PRÁTICAS E CURRÍCULO – UM ESPAÇOTEMPO DE INCLUSÃO?

Autores

  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes UDESC
  • Marcia Denise Pletsh UFRRJ
  • Fabiany Tavares Silva UFMS

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Currículo, Políticas Currículares.

Resumo

O presente texto apresenta algumas reflexões sobre o Atendimento Educacional Especializado, focalizando especificamente, algumas preocupações curriculares. Para tanto, o texto apresenta resultados de investigações realizadas pelas autoras. Com base nesses estudos discute as proposições políticas que deram origem ao Atendimento Educacional Especializado e as implantações de tal serviço nas escolas. Em especial, aborda-se a necessária relação entre currículo escolar e Atendimento Educacional Especializado. Para isso, discutimos o próprio conceito desse modelo de apoio e as implicações para o currículo escolar da classe comum de ensino. Na esteira desses argumentos, os resultados de pesquisa apontam a estrutura rígida do currículo escolar e o pouco impacto dos atendimentos especializados nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Biografia do Autor

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, UDESC

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC)

Marcia Denise Pletsh, UFRRJ

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).

Fabiany Tavares Silva, UFMS

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS)

Downloads

Publicado

2011-10-06

Edição

Seção

Artigos