ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Albano Goes Souza Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação – Formação Docente – Licenciaturas - Tecnologia

Resumo

São recorrentes as assertivas de que vivemos em uma sociedade influenciada pelas tecnologias e em especial pelas Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), no entanto, estas tecnologias, que impactaram a sociedade e a cultura nas duas últimas décadas, ainda não são devidamente consideradas no espaço escolar, principalmente nos espaços de formação de educadores. Desse modo, o presente artigo é uma reflexão sobre a questão das TIC na formação docente, a partir do micro recorte de um macro estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Tal estudo tem por finalidade analisar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, as matrizes curriculares das licenciaturas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com a intenção de identificar elementos que tratem das TIC no espaço escolar.

Biografia do Autor

Albano Goes Souza, Universidade Tiradentes

BOLSISTA PROCAPS/UNIT, Mestrando em Educação (UNIT), Graduado em Pedagogia (UNIABC). Integrante do Grupo de Estudo em Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT). Universidade Tiradentes. albano.goes@hotmail.com.br

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

ORIENTADOR, Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), Mestrado em Educação (UFS), Graduado em História (UFS). Coordenador do Grupo de Estudo em Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT).Universidade Tiradentes. ronaldonl@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2012-04-16

Edição

Seção

Artigos