FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS EM METAVERSOS (MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS EM 3 DIMENSÕES – MDV3D)
Palavras-chave:
Metaverso-MDV3D, formação do educador, práticas pedagógicasResumo
Este artigo apresenta uma reflexão a respeito das possibilidades didático-pedagógicas em metaversos (Mundos Digitais Virtuais em 3D - MDV3D), destacando as contribuições de tais tecnologias para a formação do educador no contexto da cibercultura. A partir de uma pesquisa, caracterizada em um estudo de caso, que investiga o potencial pedagógico dos MDV3D na formação dos educadores em cursos de licenciaturas em Computação, Física e Pedagogia, apresenta-se um recorte da experiência pedagógica desenvolvida no metaverso (MDV3D) Second Life (SL). Para tanto, são analisadas e discutidas situações de aprendizagem emergentes das interações no processo de formação nesse metaverso, sendo possível evidenciar o potencial de interação e imersão dos participantes nessas tecnologias, bem como suas implicações nos processos de ensinar e aprender, sinalizando um novo caminho para a efetivação de práticas pedagógicas inovadoras.Downloads
Publicado
2012-04-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.