FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS EM METAVERSOS (MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS EM 3 DIMENSÕES – MDV3D)

Autores

  • Ana Margô Mantovani
  • Luciana Backes Programa de Pós-Graduação em Educação/Grupo de Pesquisa em Educação Digital - UNISINOS
  • Bettina Steren dos Santos PUC/RS

Palavras-chave:

Metaverso-MDV3D, formação do educador, práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão a respeito das possibilidades didático-pedagógicas em metaversos (Mundos Digitais Virtuais em 3D - MDV3D), destacando as contribuições de tais tecnologias para a formação do educador no contexto da cibercultura. A partir de uma pesquisa, caracterizada em um estudo de caso, que investiga o potencial pedagógico dos MDV3D na formação dos educadores em cursos de licenciaturas em Computação, Física e Pedagogia, apresenta-se um recorte da experiência pedagógica desenvolvida no metaverso (MDV3D) Second Life (SL). Para tanto, são analisadas e discutidas situações de aprendizagem emergentes das interações no processo de formação nesse metaverso, sendo possível evidenciar o potencial de interação e imersão dos participantes nessas tecnologias, bem como suas implicações nos processos de ensinar e aprender, sinalizando um novo caminho para a efetivação de práticas pedagógicas inovadoras.

Biografia do Autor

Luciana Backes, Programa de Pós-Graduação em Educação/Grupo de Pesquisa em Educação Digital - UNISINOS

Mestre em Educação pela UNISINOS. Doutoranda em Educação pela UNISINOS em período de co-tutela na Université Lumière Lyon 2 – França.

Bettina Steren dos Santos, PUC/RS

Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA. Doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação - Universidad de Barcelona. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação/PUCRS.

Downloads

Publicado

2012-04-16

Edição

Seção

Artigos