A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: COMO FAZER ISTO NA UNIVERSIDADE?

Autores

  • Judith Martinez Royert Universidad de Sucre-Colombia
  • Vera Lucia Felicetti Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p207-213

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação, Estilos de aprendizagem

Resumo

A avaliação da aprendizagem no contexto educacional necessita ser desenvolvida como uma prática contínua e variada. Neste artigo, observamos como os estudantes pensam que poderiam ser avaliados por seus professores na universidade. Nós usamos a abordagem qualitativa de dados com enfoque na análise textual. Participaram da pesquisa 76 alunos de uma universidade da Colômbia que responderam a pergunta: Dado o seu estilo de aprendizagem, como você acha que deveria ser avaliado? Os resultados da análise mostraram que os alunos gostariam de ser avaliados de acordo suas maneiras próprias de aprender ou de acordo com seus estilos de aprendizagem, promovendo o pensamento criativo, reflexivo, crítico e complexo para que ele atinja uma aprendizagem para a vida.

Biografia do Autor

Judith Martinez Royert, Universidad de Sucre-Colombia

Enfermera, experto en Epidemiología y Auditoria en Salud, Magistral en Educación,. Docente Investigadora de la Universidad de Sucre-Colombia Y de la Corporación Educativa del Caribe CECAR. Directora y Evaluadora de Tesis en Maestría del SUE Caribe. Doctoranda en Ciencias de la Educación RUDECOLOMBIA

Vera Lucia Felicetti, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

Licenciatura em Matemática, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado em Educação na PUCRS/UTexas, Austin/EUA. Professora do Mestrado em Educação do UNILASALLE.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Edição

Seção

Artigos