Formação Continuada de Professores: construindo e transformando conceitos

Autores

  • Luciane Maria Schlindwein Univali

Resumo

Este trabalho pretende apresentar uma análise das re-significações conceituais em indivíduos adultos, especificamente em professores envolvidos em programas de capacitação em serviço. Para tanto, foram considerados os postulados teóricos desenvolvidos por Vygotsky e colaboradores. A unidade de análise adotada foi o significado da palavra, tal como ela se configura nas tramas interpessoais em adultos (considerando-se os aspectos cognitivos, afetivo-volitivos e os valores envolvidos na palavra/signo). O processo de mudança engendrado nas e pelas interações entre os professores-participantes, em situações de estudo, constituiuse em foco central das análises. Os resultados aqui apresentados pretendem contribuir para o esclarecimento dos mecanismos implicados no processo de resignificações em adultos. Além disso, buscou apontar alternativas possíveis e mais profícuas para os programas de capacitação em serviço.

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Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Artigos