Formação Continuada de Professores: construindo e transformando conceitos
Abstract
Este trabalho pretende apresentar uma análise das re-significações conceituais em indivíduos adultos, especificamente em professores envolvidos em programas de capacitação em serviço. Para tanto, foram considerados os postulados teóricos desenvolvidos por Vygotsky e colaboradores. A unidade de análise adotada foi o significado da palavra, tal como ela se configura nas tramas interpessoais em adultos (considerando-se os aspectos cognitivos, afetivo-volitivos e os valores envolvidos na palavra/signo). O processo de mudança engendrado nas e pelas interações entre os professores-participantes, em situações de estudo, constituiuse em foco central das análises. Os resultados aqui apresentados pretendem contribuir para o esclarecimento dos mecanismos implicados no processo de resignificações em adultos. Além disso, buscou apontar alternativas possíveis e mais profícuas para os programas de capacitação em serviço.Downloads
Published
2008-07-30
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.