CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DO PROFESSOR QUE FAVORECEM A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p367-383Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Necessidades Educacionais Especiais, Características pessoais do professor.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar por meio de uma análise documental, características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Para tanto, realizamos o levantamento das fontes informacionais em teses e dissertações da área de Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da Capes que foram defendidas entre os anos de 2005 a 2010. Os resultados indicaram que a reflexão sobre a própria prática, a criticidade, a autonomia, a criatividade, a flexibilidade e o autoconhecimento, são características que compõem o perfil de um professor mais inclusivo. Consideramos que essas são características pessoais necessárias a todos os professores e não apenas aos professores que atendem no espaço escolar os alunos com NEE.Downloads
Publicado
2014-07-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.