CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DO PROFESSOR QUE FAVORECEM A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores

  • Gislaine Semcovici Nozi Universidade Estadual de Londrina.
  • Célia Regina Vitaliano Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p367-383

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Necessidades Educacionais Especiais, Características pessoais do professor.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar por meio de uma análise documental, características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Para tanto, realizamos o levantamento das fontes informacionais em teses e dissertações da área de Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da Capes que foram defendidas entre os anos de 2005 a 2010. Os resultados indicaram que a reflexão sobre a própria prática, a criticidade, a autonomia, a criatividade, a flexibilidade e o autoconhecimento, são características que compõem o perfil de um professor mais inclusivo. Consideramos que essas são características pessoais necessárias a todos os professores e não apenas aos professores que atendem no espaço escolar os alunos com NEE.

Biografia do Autor

Gislaine Semcovici Nozi, Universidade Estadual de Londrina.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) 2011. Mestre em Educação pela UEL (2013). Professora das séries iniciais do ensino fundamental do município de Londrina.

Célia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2014-07-16

Edição

Seção

Artigos