PRINCIPAIS PARADIGMAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO REALIZADA NO BRASIL

Autores

  • Alfons Heinrich Altmicks Universidade Católica do Salvador (UCSal)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p384-397

Palavras-chave:

Epistemologia, Metodologia, Paradigma, Educação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo traçar rudimentos sobre os principais eixos paradigmáticos utilizados na pesquisa brasileira em Educação, especificamente considerando as suas implicações metodológicas. O tom adotado foi propositadamente didático, por se entender ainda ser necessário circunscrever o discurso epistemológico ao rol dos saberes pertencentes ao manancial de recursos da Pedagogia e das Licenciaturas.

Biografia do Autor

Alfons Heinrich Altmicks, Universidade Católica do Salvador (UCSal)

Graduado em Comunicação Social pela UCSal. Graduando em Pedagogia pela FAZAG. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UCSal) e em Novas Tecnologias da Educação (ESAB). Mestre em Ciências da Educação (USC). Doutorando em Ciências da Educação (USC). Lecionando nas seguintes instituições: Universidade Católica do Salvador, como professor efetivo. Faculdade Batista Brasileira, como professor convidado. Faculdade Zacarias de Góes, como professor convidado. Faculdade de Ciências da Bahia, como professor convidado.

Downloads

Publicado

2014-07-16

Edição

Seção

Reflexões Acadêmicas