PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE LIVROS E VÍDEOS ELABORADOS A PARTIR DA TEORIA SOCIAL COGNITIVA

Autores

  • Roberta Gurgel Azzi FE/UNICAMP
  • Daniela Couto Guerreiro_Casanova FE/UNICAMP
  • Marilda Aparecida Dantas Unicamp
  • Marcos de Toledo Benassi FE/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p289-305

Palavras-chave:

formação docente, autoeficácia, autorregulação

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar material didático sobre a Teoria Social Cognitiva, elaborado especificamente para este estudo, organizado em livros e vídeos de curta duração sobre os temas abordados nos livros. Contou-se com a participação de licenciandos (estudantes de licenciaturas), professores e gestores de escolas públicas de educação básica. Estes participantes analisaram os materiais, respondendo a instrumentos e comentando o material didático sobre cada tema, além de discorrerem sobre a importância e pertinência do aporte teórico e o potencial de contribuição para sua prática profissional. A coleta de dados junto aos participantes foi realizada presencialmente e a distância. Os resultados podem ser considerados positivos, visto que a maioria dos itens de avaliações obteve altos índices de aprovação. Sua realização abre importante interface para que as contribuições decorrentes da teoria em foco também possam chegar ao cenário educacional brasileiro de maneira mais significativa.

Biografia do Autor

Roberta Gurgel Azzi, FE/UNICAMP

Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Daniela Couto Guerreiro_Casanova, FE/UNICAMP

Pedagoga, Mestre e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, bolsista FAPESP, membro do NEAPSI-UNICAMP.

Marilda Aparecida Dantas, Unicamp

Psicóloga, Mestre em Avaliação Psicológica pela USF e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, membro do NEAPSI-UNICAMP.

Marcos de Toledo Benassi, FE/UNICAMP

Psicólogo, Mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas, doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UNICAMP, membro do NEAPSI-UNICAMP.

Downloads

Publicado

2014-07-16

Edição

Seção

Artigos