FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Suely Amaral Mello Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /UNESP-Campus de Marília
  • Andreia Maria Cavaminami Lugle Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p259-274

Palavras-chave:

Formação de Professores, Teoria Histórico-Cultural, Educação.

Resumo

Partimos do princípio de que a escola tem como função promover a humanização das crianças e alunos em suas máximas potencialidades e o professor é o mediador mais experiente nessa relação. Desse ponto de vista, a formação inicial e continuada de professores devem ter como princípio o estudo de uma teoria que sustente a prática pedagógica visando a potencialização do desenvolvimento humano. Defendendo, então, que toda prática pedagógica deve ser alicerçada em uma teoria, buscamos conhecer e estudar uma teoria para fundamentar a prática nos encontros de formação de professores. Adotamos, para esta abordagem, a Teoria Histórico-Cultural por sua explícita relação com uma educação humanizadora e desenvolvente ao entender a escola como processo promotor do desenvolvimento humano. Objetivamos, nesse artigo, refletir sobre as implicações pedagógicas dessa Teoria para a formação de professores utilizando como referencial teórico Vygotsky, Davydov, Leontiev, dentre outros. Palavras-chave: Formação de Professores, Teoria Histórico-Cultural, Educação.

Biografia do Autor

Suely Amaral Mello, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /UNESP-Campus de Marília

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /UNESP-câmpus de Marília.

Andreia Maria Cavaminami Lugle, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Educação pela UNESP - Campus de Marília.

Downloads

Publicado

2014-07-16

Edição

Seção

Artigos