A DIMENSÃO LÚDICA DESAFIA A PRÁTICA DOCENTE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Autores

  • Daniele Ramos de Oliveira UNESP
  • Célia Maria Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p275-288

Palavras-chave:

Elementary 9 years, Pedagogical work, Playful.

Resumo

Resumo: Apresentam-se resultados de pesquisa que teve como um dos objetivos investigar as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Mediante a perspectiva do estudo de caso, apresenta-se a análise de uma das dimensões que emergiu do tratamento dos dados: o lúdico. Os documentos publicados pelo MEC propõem a reformulação da proposta pedagógica por parte das escolas e sistemas de ensino ao implantar o Ensino Fundamental de nove anos, atentando-se, no que diz respeito aos anos iniciais, para a importância da ludicidade, da consideração à infância e das diversas expressões. Os dados demonstram que o lúdico, ao mesmo tempo em que é reverenciado pelos professores, por outro lado, é concebido, equivocadamente, como estratégia/método de ensino, é também compreendido como pausa/descanso no processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos ou ainda como instrumento de sedução para o estudo.

Biografia do Autor

Daniele Ramos de Oliveira, UNESP

Doutoranda da UNESP- Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente, unespdaniele@gmail.com. É membro do Grupo de Pesquisa “Profissão docente: formação, identidade e representações sociais”.

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Publicado

2014-07-16

Edição

Seção

Artigos