A DIMENSÃO LÚDICA DESAFIA A PRÁTICA DOCENTE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p275-288Palavras-chave:
Elementary 9 years, Pedagogical work, Playful.Resumo
Resumo: Apresentam-se resultados de pesquisa que teve como um dos objetivos investigar as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Mediante a perspectiva do estudo de caso, apresenta-se a análise de uma das dimensões que emergiu do tratamento dos dados: o lúdico. Os documentos publicados pelo MEC propõem a reformulação da proposta pedagógica por parte das escolas e sistemas de ensino ao implantar o Ensino Fundamental de nove anos, atentando-se, no que diz respeito aos anos iniciais, para a importância da ludicidade, da consideração à infância e das diversas expressões. Os dados demonstram que o lúdico, ao mesmo tempo em que é reverenciado pelos professores, por outro lado, é concebido, equivocadamente, como estratégia/método de ensino, é também compreendido como pausa/descanso no processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos ou ainda como instrumento de sedução para o estudo.Downloads
Publicado
2014-07-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.