PRÁTICAS CURRICULARES COM ELEMENTOS DE INCLUSIVIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CULTURA ESCOLAR

Autores

  • Amélia Maria Araújo Mesquita Universidade Federal do Pará
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p169-177

Palavras-chave:

Inclusão, Cultura Escolar, Prática Curricular

Resumo

No contexto da educação inclusiva e da definição de parâmetros para definir uma prática que se caracterize como tal, este texto objetiva tecer algumas reflexões sobre esses engessamentos e trazer outros elementos que nos possibilitem avançar nesse campo tão tenso e contraditório. Nesse sentido, as práticas curriculares inclusivas ganham uma dimensão substantiva, passando a ser denominadas práticas curriculares com elementos de inclusividade. Tais elementos, analisados à luz da categoria cultura escolar, trazem apontamentos interessantes para pensar a inclusão como elemento constituinte da escola sendo produzida gradualmente, rompendo com a ideia de que a inclusão é um modelo exemplar exterior à escola e que por esta deve ser alcançada. As análises trazidas são resultantes da pesquisa de campo em uma escola pública estadual localizada em Belém/PA e da pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que a prática curricular efetivamente inclusiva é aquela que possibilita ao aluno em situação de deficiência participar, produzir e se apropriar da cultura própria da escola.

Biografia do Autor

Amélia Maria Araújo Mesquita, Universidade Federal do Pará

Dra. em Educação na Linha de Educação: Currículo, Epistemologia e História; Profa. Adjunta da Faculdade de Educação/campus Bragança da Universidade Federal do Pará

Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Universidade Federal do Pará

Prof. Dr. da Faculdade de Educação e do PPGED/ICED/UFPA. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão

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Publicado

2014-02-04

Edição

Seção

Artigos