CULTURAS INFANTIS E SUAS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA COM A CULTURA ESCOLAR

Autores

  • Nélio Eduardo Spréa Universidade Federal do Paraná
  • Marynelma Camargo Garanhani UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p111-126

Palavras-chave:

culturas infantis, cultura escolar, brincadeira.

Resumo

Este texto é o recorte da revisão de estudos de uma pesquisa sobre a constituição das brincadeiras no recreio da escola. Nossa intenção ao publicá-lo é a de mobilizar reflexões sobre elementos das culturas infantis que se traduzem em brincadeiras nos espaços e tempos escolares. A universalidade das culturas infantis, assim como sua especificidade e seu dinamismo, foram tematizados com base em conceitos de autores do campo da sociologia da infância. Culturas da infância e cultura escolar foram compreendidas como instâncias interdependentes, revelando que o fluxo de influências sociodinâmicas entre elas não impede que as crianças sejam agentes de sua socialização.

Biografia do Autor

Nélio Eduardo Spréa, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Música pela Faculdade de Artes do Paraná. Palestrante atuante na formação de professores em várias regiões do Brasil. Diretor da Parabolé Educação e Cultura.

Marynelma Camargo Garanhani, UFPR.

1. Licenciada em Educação Física (UFPR) 2. Mestrado em Educação: currículo e conhecimento (UFPR) 3. Doutorado em Educação: psicologia da educação (PUCSP) 4. Professora da Licenciatura em Educação Física e do Programa de Mestrado/Doutorado em Educação da UFPR 5. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educamovimento: estudos em educação da criança do NEPIE (Núcleo de estudos e pesquisas da infância e educação infantil – Plataforma Lathes)

Downloads

Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos