CULTURAS INFANTIS E SUAS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA COM A CULTURA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p111-126Palavras-chave:
culturas infantis, cultura escolar, brincadeira.Resumo
Este texto é o recorte da revisão de estudos de uma pesquisa sobre a constituição das brincadeiras no recreio da escola. Nossa intenção ao publicá-lo é a de mobilizar reflexões sobre elementos das culturas infantis que se traduzem em brincadeiras nos espaços e tempos escolares. A universalidade das culturas infantis, assim como sua especificidade e seu dinamismo, foram tematizados com base em conceitos de autores do campo da sociologia da infância. Culturas da infância e cultura escolar foram compreendidas como instâncias interdependentes, revelando que o fluxo de influências sociodinâmicas entre elas não impede que as crianças sejam agentes de sua socialização.Downloads
Publicado
2014-06-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.